• Jardim do Castelo

    Castelo / Fortaleza
    Jardim

  • Jardim da Repúlica

    Praça da República
    Jardim

  • Aquapolis

    Aquapolis
    Margem Norte

  • Paque Urbano de Abrantes

    Paque Urbano de Abrantes
    Circuito pedestre

  • Alto de Santo António

    Alto de Santo António
    Jardim

  • Jardim do Castelo

    Castelo / Fortaleza
    Jardim

  • ParqueTejo

    ParqueTejo
    Ciência, turismo e lazer

  • Aquapolis Margem Sul

    Aquapolis
    Margem Sul

  • Paque Urbano de Abrantes

    Paque Urbano de Abrantes
    Parque de Merendas

  • ParqueTejo

    ParqueTejo
    Ciência, turismo e lazer

jardins e parques

Jardim do Castelo

A criação deste jardim data do final do século XIX. É um espaço agradável procurado pelos abrantinos e turistas para agradáveis passeios em família.
 
É seguramente um dos locais mais fotografados da cidade, pois a harmonia dos espaços verdes e do colorido das flores, com a paisagem circundante, formam um quadro digno de bilhete-postal.


GPS: 39.464443N / 8.195286W


Jardim da República

Foi ponto de encontro para as mais diversas manifestações populares. Também designada de Praça da República. Adquiriu a sua atual designação em 1910. Desde 1940 que alberga o Monumento aos Mortos da Grande Guerra (1914-1918), obra da autoria de Ruy Roque Gameiro, a primeira a ser esculpida em cimento e ferro no nosso País. A escultura simboliza todos os soldados conhecidos e desconhecidos que perderam a vida na Batalha de “La Lys” a 9 de Abril de 1918.
 
Em 1942, altura em que se iniciou a campanha “Abrantes, Cidade Florida”, passou a ser mais um dos espaços verdes da cidade, um projeto do Arq. João António de Aguiar, sendo-lhe atribuída a designação popular de Jardim da República.


GPS: 39.461213N / 8.197861W


Aquapolis - Parque Urbano e Ribeirinho de Abrantes

Espaço que resultou da reabilitação das duas margens do rio Tejo, entre as duas pontes que atravessam o rio. É constituído por zonas pedonais, espaços de lazer, parque de merendas, polidesportivo, parque infantil, parque equipado com aparelhos para exercício físico. Em ambas as margens existem pesqueiros. Tem restaurante, bares e esplanadas. Conta ainda com uma estação de serviço para autocaravanas na margem norte.
 
Na margem sul dispõe de uma praça coberta. Como marca do tempo encontramos os Mourões, restos dos pilares de uma antiga ponte de barcas, construída no período das invasões francesas. Na margem norte, em “diálogo” com o que resta dessa antiga ponte de barcas, destaca-se pela sua dimensão e ousadia a obra “Cidade Imaginária” do escultor Charters de Almeida.


GPS: 39.452217N / 8.193805W


São Lourenço - Parque Urbano de Abrantes

Localizado na Mata de S. Lourenço, disponibiliza uma oferta de produtos que proporcionam bons momentos de convívio e lazer em família. Ali em redor de um lago artificial o visitante tem ao seu dispor percursos pedonais, circuito de manutenção, parede de escalada, parque infantil, bicicletas e mini karts, uma cafetaria/bar e restaurante.
 
É também um ótimo local para levar o almoço ou o lanche e fazer um piquenique no parque de merendas ou simplesmente nos amplos relvados.


GPS: 39.475363N/8.216636W


Parque do Alto de Santo António

O Parque do Alto de Santo António sofreu uma profunda remodelação urbanística, que permitiu criar neste espaço um núcleo de Escultura em Ferro ao Ar Livre. Nele podemos conhecer e observar os trabalhos resultantes do I e II Simpósio de Escultura em Ferro realizados em Abrantes.

 
Ali perto observe a Torre Hertziana, a funcionar desde 23 de Dezembro de 1969, como ponto de distribuição radiofónica e televisiva e que na época natalícia exibe uma das “árvores” de Natal mais altas do Pais.


GPS: 39.46301N / 8.203424W


ParqueTejo - Turismo, Ciência e lazer

Na margem sul do Aquapolis, em Rossio ao sul do Tejo, encontramos o ParqueTejo – Turismo, Ciência e Lazer, uma infraestrutura que resulta da requalificação e valorização ambiental do rio Tejo que visa o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que contribuam para a promoção e divulgação do Tejo em vários domínios, nomeadamente da divulgação científica, da interpretação ambiental, da exploração pedagógica, da animação recreativa e da promoção turística. Este espaço dispõe de um Centro de Interpretação do Tejo (CIT) composto por equipamentos multimédia que permitem uma exploração interativa, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. De realçar o simulador interativo que permite recriar um voo virtual em zepelim ao longo do Rio Tejo, no seu percurso pelo concelho de Abrantes e por uma parede virtual que possibilita aceder a informação temática sobre diversos pontos de interesse do rio com conteúdos informativos focados na natureza, história e Cultura do Rio Tejo. O ParqueTejo recebe também Exposições temporárias de carater temático e periodicidade sazonal articuladas no âmbito do Plano de atividades anual. O Parque merece uma visita em família, mas com conteúdos que se revestem também de particular interesse para a comunidade escolar de vários ciclos de ensino. 

 
 Visitas orientadas e serviços educativos

Marcações  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Período de funcionamento/Horário

CIT – Centro de Interpretação do Tejo:

De segunda-feira a domingo// das 10:00 às 18:00 mediante marcação prévia
Receção
De segunda-feira a domingo// das 08:30 às 20:00
Portaria
De segunda-feira a domingo// das 20:00 às 08:30


Morada

Avenida Marginal do Tejo
Rossio ao Sul do Tejo
2205-003 Abrantes
T 241 105 324
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 39°26'54.5"N 8°11'38.6"W (39.448465 -8.194052) 

Regulamento

 

Regras gerais a cumprir durante a situação de pandemia:

- Utilização obrigatória de máscara;
- Desinfeção de mãos à entrada e saída do espaço e sempre que necessário;
- Manutenção da distância de segurança entre trabalhadores e visitantes de dois metros;
- Cumprimento das regras de etiqueta respiratória;
- Utilização da cafetaria com a respetiva desinfeção de superfícies antes e após a utilização;
- Aluguer de bicicletas com a respetiva desinfeção das mesmas, antes e após a utilização;
- Restrições à utilização dos balneários, com reforço da limpeza e desinfeção dos mesmos.

Campismo e Caravanismo:

- Utilização obrigatória de máscara;
- Desinfeção de mãos à entrada e saída do espaço e sempre que necessário.

Centro de Interpretação do Tejo (CIT)

- Horário de funcionamento reduzido para o período compreendido entre as 10h00 e as 18h00, todos os dias;
- Visitas realizadas por marcação prévia para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , sempre que possível, e sempre na presença de um funcionário do Parque.


Parque de Merendas

Parque merendas do Rabaçal (Água das Casas)
Com vista sobre a Albufeira de Castelo do Bode, e equipado com mesas e grelhadores, é um espaço que proporciona bons momentos de lazer. Junto ao Parque, existe uma fonte do século XVIII e nascente que formam um pequeno lago.

 

GPS: 39 037.557’N/08 011.617’W

 
Parque de Merendas de Aldeia do Mato
Junto à Praia Fluvial de Aldeia do Mato é uma infraestrutura de lazer com vista paisagística para a Albufeira de Castelo do Bode.

GPS: 39.54362733018913 / -8.275304418390933
 
Parque do Maxial (conhecido por Sobral)
Apenas é acessível por estrada florestal. De declive acentuado, com uma pequena ilha, é um local recatado e normalmente pouco frequentado.

 

GPS: 39.623242N/8.251885W

 


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.