Grande variedade de enchidos

• queijos

Queijos
    Disponíveis nos estabelecimentos tradicionais

• vinhos e cervejas artesanais

Cervejas artesanais e vinhos

Artesanato local

O que levar...

Valorize o atendimento personalizado e a atenção ao cliente. Opte pelo comércio tradicional, pelo comércio de proximidade.

Comércio Tradicional

drogaria nova

Todo o espaço está preenchido por memórias, que são sempre motivo de conversa para quem visita a Drogaria Nova. Armários com produtos principalmente portugueses e locais: sabonetes e vasculhos, tira-nódoas e pastas de dentes, abanicos e chocolates, peças Bordalo Pinheiro e restaurador Olex, cadernos e sardinhas, vinhos e azeites, conservas e compotas. A casa fundada pelo avô, em 1943, e reabilitada pela jovem arquiteta de cabelo encarnado é uma caixinha de surpresas. Manteve-se a estrutura, enquanto o projeto de recuperação “refrescou o espaço e o conceito”.

Na Drogaria Nova conseguiu-se o “conciliar de gerações e públicos diferentes numa loja que não havia em Abrantes, com artigos diferentes do que se vende em outras lojas ou supermercados” e com marcas portuguesas. Espaço que olha para o futuro, nele se realizam provas de produtos, workshops e outras atividades.

Rua Alexandre Herculano, nº 22

2200-347 Abrantes
Segunda a Sábado: 9:30 - 13:00 / 14:30 - 19:00

Artesanato

Em Abrantes, o artesanato tradicional é muito rico e diversificado, outrora utilizado no dia-a-dia das populações rurais, é hoje símbolo de tradições e para muitos apenas uma recordação. Os palmitos, os registos ou santinhos são os artefactos mais típicos, já a tecelagem, o macramé, as rendas e a arte do empalhamento em junco ou palha, são os que mais enraizados estão no concelho e nos fazem recordar os costumes do passado. Sem esquecer a minuciosidade dos ovos bordados, das rodilhas e dos trabalhos de retalhos, artes manuais de sabedoria popular mais genuínas e emblemáticas.

Os bonecos e bonecas regionais, que retratam os trajes e profissões de outrora, os trabalhos de miniaturas em madeira, pretendem recrear utensílios também eles utilizados noutros tempos, fizeram as brincadeiras das crianças. Alguns dos artefactos mais carismáticos de Abrantes, foram-se perdendo no tempo – o forjar o ferro, a latoaria, as carpetes e os tapetes de fio-de-cairo, a arte aplicada, mas outros perduram como a produção manual de tijolo de burro. Com cariz mais moderno surge a arte de esculpir em pedra e madeira imagens religiosas, bem como a arte do design aliado à ilustração. Surgem obras em pasta de papel e recupera-se a arte de fazer registos. É possível descobrir a riqueza e valor decorativo das artes do concelho de Abrantes, no Welcome Center de Abrantes.

Produtos Regionais

A acompanhar todas as nossas deliciosas iguarias, recomenda-se o bom vinho regional, produzido no Concelho. Ainda a destacar os seguintes produtos regionais: mel, licores, azeite e os enchidos feitos de modo tradicional em charcutarias familiares quase centenárias que podem ser degustados nos eventos gastronómicos locais.

Poderá comprar diretamente nos nossos produtores (ver aqui), nas lojas do centro histórico ou no Welcome Center a funcionar na Esplanada 1º de Maio, de 2ª a 6ª, Sábados, Domingos e Feriados das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Encerra nos dias: 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.