• Lagoas Artificiais do Casalão

    Bemposta
    Lagoas Artificiais do Casalão

  • Jardim da Bemposta

    Bemposta
    Jardim

  • Capela de Tamazim

    Bemposta
    Capela de Tamazim

  • Jardim da Bemposta

    Bemposta
    Jardim

  • Fontanário da Bemposta

    Bemposta
    Fontanário

 

freguesia de bemposta

CONTACTOS
Rua Professora Irene Aparício - Bairro Novo nº 31, 2205-175 Bemposta
Telefone: 241 732 116
E-mail: jfreguesiabemposta@hotmail.com | http://www.jf-bemposta.com

Bemposta


Ocupa uma área de 188,26 km2 e tem 1795 habitantes (2011). Esta freguesia tem fortes tradições religiosas que testemunham a devoção e a alegria das gentes da Bemposta. É o caso da Festa da Ascensão e de outras festividades populares que se multiplicam pelas aldeias da freguesia: Brunheirinho (1.º fim-de-semana de Agosto); Vale de Horta (2.º fim-de-semana de Agosto); Foz (meados do mês de Agosto); Chaminé (final de Maio); Vale de Açor (Setembro); Água Travessa (meses de Verão); Bemposta (Festival de Folclore no 1.º Sábado de Setembro); Festa da Ascensão em Bemposta. A Festa da Ascensão, em honra de Nossa Senhora do Rosário, é a mais importante da freguesia, sendo que a primeira terá sido realizada há mais de dois séculos. Na altura a festa religiosa era acompanhada por uma feira de gado e de quinquilharias, chamando visitantes de toda a região para a freguesia. Designava-se de Feira da Espiga ou Feira da Ascensão.

 

Hoje em dia mantém a componente religiosa da festa, com a tradicional procissão e a eucaristia, e há arraial, muito convívio e música. Realiza-se em Maio, durante quatro dias, e inclui o Dia da Espiga na Quinta-feira da Ascensão.

 
Não pode deixar de visitar as Lagoas Artificiais do Casalão, a Barragem das Tojeiras e a Igreja Matriz, datada de 1967. Construída no mesmo local onde antes havia uma igreja primitiva, este património religioso foi erguido em honra de Santa Maria Madalena. Visite, também, a Capela de Tamazim, construída em 1641, sobre antigas ruínas, para assinalar duas importantes vitórias portuguesas sobre os castelhanos.

 

A construção da Capela surge muito depois. Aquando da preparação do Golpe de Estado de 1 de Dezembro de 1640 (conhecido como o Dia da Restauração ou Primeiro de Dezembro), que restaurou a independência de Portugal face a Castela (este acontecimento reforçou o fim da dinastia filipina e a subida ao trono de D. João IV), a população prometeu construir uma Capela para celebrar estas duas vitórias sobre os Castelhanos. Um dos mais ilustres filhos de Bemposta é Manuel Rodrigues Júnior (1889-1946), Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra. Foi Ministro das Justiça do Estado Novo e considerado, por alguns, o maior especialista em Direito Civil do Séc. XX. Um das suas obras, “A Posse”, teve várias edições. Ainda enquanto estava vivo, o nome de Manuel Rodrigues Júnior foi dado à escola primária da Bemposta. Depois da sua morte foi construído um busto seu na freguesia e a rua principal da Bemposta adotou o seu nome, gestos que assinalam o orgulho que a população sente por Manuel Rodrigues.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.