• Palha de Abrantes

    Palha de Abrantes
    Origem conventual

  • Broas

    Broas
    Origem conventual

  • Tigeladas

    Tigeladas
    Origem conventual

  • Limas

    Limas
    Origem conventual

  • Castanhas de doce de ovos

    Castanhas de doce de ovos
    Origem conventual

Doçaria


Outro dos sectores gastronómicos em que Abrantes se destaca é na doçaria de origem conventual. A origem dos doces Abrantinos estará, sem dúvida nos conventos femininos que existiram na cidade entre os séculos XIV e XVI, nomeadamente no Convento da Graça. Na doçaria de origem conventual, salientam-se a Palha de Abrantes, as Tigeladas, as Broas de Mel ou dos Santos, a Lampreia de ovos, as Limas, as Castanhas doces e os Mulatos.

A história da Palha de Abrantes

A origem da Doçaria Regional do Concelho de Abrantes está sem dúvida nos conventos femininos que existiram na cidade no século XVI, embora a sua confeção e venda tenha, apenas, surgido no século passado, em Rio de Moinhos, uma das freguesias do concelho. Os conventos, mais propriamente a cozinha destes, eram verdadeiros laboratórios no que concerne à criação de doces. Especialistas em doces conventuais, o fabrico deste doce em particular foi passando de gerações em gerações mas rodeado de muito secretismo, apenas quem vivia no convento podia ter acesso a estas receitas.

 

Como se sabe as donzelas que não tinham dote para casar entravam para o convento e com elas levavam um enxoval determinado pelas freiras do convento, bem como criadas que trabalhavam para servir as meninas e nas tarefas conventuais. Estas criadas tinham acesso direto às receitas e foi este o veículo de propagação para a transmissão do saber fazer deste doce secular.

 
De acordo com a lenda, os doces de Abrantes, são de origem conventual, mais concretamente do antigo Convento da Nossa Senhora da Graça. Conta-se que as mulheres de Rio de Moinhos, lavadeiras da cidade, prestavam alguns serviços às freiras dominicanas deste convento, e ao ganhar a confiança destas, conseguiram obter as receitas das Tigeladas, Broas de Mel e da tão conhecida Palha de Abrantes.

 

A Palha de Abrantes é uma iguaria constituída por gema de ovo com amêndoa, coberto por fios de ovos ligeiramente tostados no forno bem quente, sendo considerada o símbolo gastronómico da cidade. Este doce tem origem no excesso de gemas de ovos que sobravam após a engoma da roupa, tarefa na qual eram utilizadas as claras de ovos. A tradição popular liga o nome “Palha de Abrantes” à imagem da palha, que vinda do Alentejo passava por Abrantes, importante entreposto fluvial, a caminho dos estábulos de Lisboa. No entanto a palavra “Palha” esteve também associada a algumas Praças do centro histórico, onde outrora se realizava o mercado da palha.

 
Esta especialidade pode ser degustada durante todo o ano nas pastelarias da cidade e é também presença de destaque em eventos e feiras temáticas realizadas ao longo de todo o ano, sendo disso exemplo a Feira Nacional de Doçaria Tradicional.

 

PALHA DE ABRANTES (RECEITA DO CONVENTO)

“Partem-se 34 ovos, tira-se-lhe as claras e as peles. Põe-se 1 kilo de assucar ao lume com uma pouca de agua, e depois de ferver um bom bocado, fazem-se os fios com o funil próprio. No mesmo assucar deitam-se outros 24 ovos bem batidos, mas só 10 claras e deixam-se coser. Ficam assim deitar as sopas que se colocam na travessa por debaixo dos fios.”

 

in Campos, Eduardo, Cronologia de Abrantes no Século XIX, Câmara Municipal de Abrantes, 2005


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.