• Colmeicentro

    Colmeicentro
    Produtor de Mel

  • José César

    José César
    Produtor de Mel

  • Margarido & Margarido

    Margarido & Margarido
    Produtor de Enchidos

  • MF - Salsicharia Artesanal

    MF - Salsicharia Artesanal
    Produtor de Enchidos

  • Guilherme Conceição Tomé

    Guilherme Conceição Tomé
    Produtor de Enchidos

  • Brejo da Gaia

    Brejo da Gaia
    Produtor de Queijo

Produtos regionais


O Ribatejo Interior beneficia de influências do Alentejo e da Beira Baixa que se verificam também nos sabores, nos temperos, nos métodos de confeção e nos aromas que enriquecem a gastronomia e conferem aos produtos tradicionais as especificidades da região. Os produtos regionais traduzem o saber-fazer de gerações preservado ao longo do tempo, na sua genuinidade, por receitas que foram passando de pais para filhos. Azeites e vinhos, reconhecidos e premiados pela sua qualidade.  Marmeladas, compotas, doçaria e mel produzidos ainda de forma artesanal. Queijos e salsicharia que têm na qualidade da matéria-prima e em receitas ancestrais a base da sua produção. São estes os nossos produtos e têm impressos no sabor as marcas da paisagem, a força do vento e as curvas do Tejo.

Marmeladas, compotas, doces e mel

 

Já nos conventos se confeccionavam compotas e geleias, marmeladas e doçaria. O mel era outras das culturas de raízes medievais “a que os abrantinos dedicavam grande apreço.” A apicultura no Ribatejo remonta ao séc. XII, prova disso é a Denominação de Origem do mel ribatejano que já vinha consagrada pelo uso desde 1178 e, já neste período o seu valor era grande, era inclusivamente uma forma de pagamento. O tipo de mel varia conforme a planta donde é extraído o néctar e a espécie de abelhas que o produz. No Ribatejo, a abelha produtora de mel é a Apis mellífera. No Ribatejo Interior, o mel mais comercializado é de eucalipto e de multiflores com base a alecrim o que o torna mais escuro em relação ao de rosmaninho e com um aroma indescritível. Contudo, podemos encontrar também mel de Rosmaninho e de Urze. Para além da sua função de adoçante, o líquido viscoso extraído dos favos tem propriedades terapêuticas, dado às suas componentes digestivas, analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas, e anticépticas. O mel também é usado na cosmética e na cicatrização da pele. Para além do Mel em forma liquida, também podemos encontrar reboçados, sabonetes e velas feitos com mel. O pólen e o própolis são derivados que também se produzem no concelho.

 

Produtores de mel

COLMEICENTRO APICULTURA ABRANTES LDA.

 

A Colmeicentro é uma empresa de longa data e que se localiza desde 2005 no Parque Industrial de Abrantes. Sob a marca Flores do Monte, produz e comercializa mel proveniente de néctares das diferentes espécies florais que rodeiam as colmeias: rosmaninho, eucalipto, milflores, urze e laranjeira. Outros dos produtos em que aposta são o pólen, o própolis, o mel com própolis e a cera natural de abelha com linha de moldagem própria.

 

Contactos

Parque Industrial Norte, Lote 12/35
2200-480 Alferrarede - Abrantes
T +351 241 366 659
F +351 241 371 271

 

JOSÉ CÉSAR

 

Com mais de 20 anos a moldar os néctares das abelhas, José César transporta para os seus frascos de mel o gosto pessoal que tem por esta actividade. Com as suas colmeias espalhadas pelo Ribatejo Interior, este produtor apresenta-se no mercado com mel de rosmaninho e milflores, pólen e propólis.

 

Contactos

Rua da Estalagem, n.º62
2205-349 Pego - Abrantes
T +351 962 853 063

Cerveja artesanal

 

Produtores de cerveja artesanal

CERVEJA ERMIDA

Cerveja Ermida - Elaborada, desenhada e batizada pelo seu produtor, o Eng. Rui Reis a cerveja artesanal Ermida vem completar o leque dos produtos regionais abrantinos. São quatro as cervejas artesanais já produzidas: Ipa, Trigo, Abadia e Stout. O nome “Ermida” surgiu a partir da morada do seu produtor – Rua Ermida de Sto. André – significa local de culto. Sendo esta cerveja artesanal um produto de culto para momentos especiais, o seu nome estava escolhido.

 

Contactos

Rui Francisco Reis, Unipessoal Lda
Rua Ermida de Santo André, Nº. 9
2200-395 Abrantes
T 96 952 55 89
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Enchidos

 

Na região de Abrantes também o presunto e os enchidos que, manualmente se fabricam, fumados com lenha de sobro e azinho, servem de montra à gastronomia regional.
Os enchidos no nosso concelho são fruto de uma longa tradição e servem como entradas de uma refeição ou simplesmente para petiscar em convívios. A matança do porco tendo um cariz familiar, tornando-se num ritual que passou por várias gerações, um legado deixado de pais para filhos.

Produtores de enchidos

MARGARIDO & MARGARIDO

 

Foi na década de 40 que a família Margarido iniciou um percurso na transformação e comercialização de produtos alimentares à base de carne de suíno. Da ”matança” tradicional adveio uma pequena indústria com um matadouro de reduzidas dimensões e uma loja para comércio dos próprios produtos, sempre reconhecida por produtos de grande qualidade. A Margarido & Margarido, Lda. foi crescendo e, fruto das novas normativas europeias na área alimentar, optou pela construção de um novo matadouro de maiores dimensões no parque industrial de Abrantes. Em constante mutação, esforça-se por salvaguardar os sabores tradicionais, recorrendo contudo a equipamentos de vanguarda que vão de encontro às exigências legais de segurança alimentar. No leque alargado de produtos deste produtor destacam-se as morcelas de carne, de assar e com arroz, as farinheiras amarela e branca, os paios caseiros e do lombo, presunto, cacholeira, toucinho enrolado, linguiça e chouriços picante e mouro.

 

Contactos

Parque Industrial de Abrantes
2200-052 Abrantes
T +351 241 365 223
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
W http://www.margaridos.pt

 

MF - SALSICHARIA ARTESANAL

 

Localizada em Rio de Moinhos, no concelho de Abrantes, a MF-Salsicharia Artesanal é uma empresa familiar com mais de um século de existência, dedicada ao fabrico artesanal de enchidos. Remodelada em 2001, de modo a cumprir as normas europeias que regulamentam o sector alimentar, a MF-Salsicharia Artesanal manteve os métodos familiares e artesanais de fabrico. Situada uma região com vasta tradição de enchidos, os produtos MF-Salsicharia Artesanal são fumados de forma natural, com lenha de sobro e azinho, que lhe conferem paladares únicos. Destaque para o chouriço de carne, a farinheira, a morcela de arroz e as linguiças.

 

Contactos

Rua Direita 82 Rio de Moinhos
2200-790 Abrantes
T +351 241 881 116
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

GUILHERME CONCEIÇÃO TOMÉ

 

Desde tenra idade que Guilherme Conceição Tomé desenvolve a sua actividade à volta do sector carnico. Herança de seu pai, o produtor fabrica os seus enchidos de forma artesanal. Chouriço, chouriço mouro, paio caseiro, farinheira, morcela de carne, de assar e de arroz compõem a panóplia de paladares que produz.

 

Contactos

Mercado Municipal Diário - Talho
Rua Luís de Camões
2200-421 Abrantes
T/F +351 241 362 834

Queijos

 

Na região de Abrantes também o presunto e os enchidos que, manualmente se fabricam, fumados com lenha de sobro e azinho, servem de montra à gastronomia regional.
Os enchidos no nosso concelho são fruto de uma longa tradição e servem como entradas de uma refeição ou simplesmente para petiscar em convívios. A matança do porco tendo um cariz familiar, tornando-se num ritual que passou por várias gerações, um legado deixado de pais para filhos.

Produtores de QUEIJO

BREJO DA GAIA - QUEIJARIA ARTESANAL GOURMET

 

Brejo da Gaia - Queijaria Artesanal Gourmet, surgiu na freguesia de Tramagal, em Novembro de 2012. E entrou no mercado nacional em Abril de 2014, data em que forma concluídos todos testes de aperfeiçoamento dos seus queijos de forma agarantir ao consumidor uma qualidade de excelência. Uma queijaria criada no seio de uma exploração de caprinos de leite, na qual dois jovens irmãos zootécnicos decidiram apostar os seus conhecimentos e gosto pela actividade no ano de 2002. Começaram com um efectivo de 120 produtoras, ordenhadas, todos os dias, manualmente por eles. Durante estes anos ambos criaram, seleccionaram e construíram, o que hoje é uma exploração com 600 produtoras, 200 pré-produtoras, uma ordenha automática de 36 pontos. O fechar do circuito e a valorização desta matéria prima conduziu á Brejo da Gaia – Queijaria Artesanal Gourmet, garantindo produtos de qualidade e confiança. Toda a produção de queijos é personalizada e individual, com intuito de manter o prazer natural e artesanal, tanto nos queijos frescos como nos curados, não tendo estes últimos qualquer revestimento de cera ou capa protectora.

 

Contactos

Casal do Brejo da Gaia Rua Dr. Eduardo nº 193
Tramagal
T/F +351 93 434 47 96
E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.